Como a sua empresa deve se comunicar na era do Big Data

Agência Life - Como a sua empresa deve se comunicar na era do Big Data

A publicidade como a gente conhecia há alguns anos morreu. Foi-se o tempo das campanhas multimilionárias, da grande mídia, da comunicação de massa. Com a expansão da internet tudo mudou, inclusive a forma como as empresas se comunicam com seus públicos. Por quê? Pois agora tudo são dados, tudo é mensurável, todo mundo gera conteúdo. As informações estão aí para todos. E isso pode ser péssimo para insistir em ignorar o poder da internet ou pode ser ótimo para quem aproveitar e fazer dela a sua grande aliada.

Mas vamos entender com calma como se comunicar na era do Big Data. Antes de qualquer coisa, cabe a pergunta:

Afinal, o que é o Big Data?

Sendo o mais direto possível: Big Data é a capacidade de armazenamento de uma grande quantidade de dados de forma gerenciável. O termo foi cunhado pela primeira vez em 2005, pelo Google, e pode ser melhor explicado com base nos seus três V’s: volume, variedade e velocidade. Esses três pilares juntos formam a capacidade de analisar todas as informações disponíveis publicamente em prol de um objetivo.

Ainda não ficou claro? Vou explicar melhor. Com o Big Data é possível reunir tecnologicamente um grande volume de dados de forma a serem clusterizados para fins mercadológicos. Viu agora o potencial que o Big Data pode ter para o seu negócio? Pois é, vamos entender agora em quais aspectos isso pode te ajudar.

Como se comunicar na era do Big Data

Como eu disse, o Big Data pode ser o grande inimigo ou o maior aliado na sua comunicação. O acesso à informação levou as pessoas a questionarem mais o que veem, leem e ouvem. Com um clique, você tem acesso às inúmeras opiniões, análises, críticas das mais variadas profundidades sobre os mais diversos produtos e serviços. Quem ignorar esse fato pode acabar se dando mal.

Agora, por outro lado, o Big Data pode ser uma fonte inesgotável de informações sobre os seus stakeholders (investidores, clientes, analistas, parceiros, colaboradores) e potencializar infinitamente a efetividade da sua comunicação.

O fato é que o Big Data exige uma nova postura e propícia tantas outras. Vamos entender algumas boas práticas para o uso do Big Data.

Meça a sua eficiência

Tudo na era do Big Data é mensurável, inclusive os resultados das suas campanhas. Use isso a seu favor e otimize a sua comunicação para algo mais efetivo e assertivo.

Estude as tendências

O digital está com tudo agora. Marketing digital, mídia on-line, inbound marketing, social media são novas formas de se comunicar que vieram para ficar. É essencial conhecer e utilizar cada uma delas.

Monitore seus públicos

Mídias pagas (TV, rádio, internet, indoor), mídias próprias (sites, blogs, redes sociais) e mídias espontâneas (imprensa, avaliações, redes sociais). Em todos esses campos é importante acompanhar as reações e as opiniões dos seus públicos em relação à sua marca.

Aja rápido

Uma das exigências dessa era da comunicação é o Real Time Marketing. Os acontecimentos vêm e vão de forma mais acelerada agora. Tudo pode mudar em questão de minutos e se você não responder à altura poderá ficar marcado de forma permanente. Por outro lado, as repostas rápidas podem ser uma grande oportunidade de trazer uma notoriedade inesperada para a sua marca. Mas tudo depende de você estar preparado para isso.

Personalize

Como eu disse no início do artigo, foi-se o tempo da comunicação de massa. Agora é possível (e necessário) falar com cada cliente de forma direta e personalizada. Ou pelo menos, dar a sensação disso.

Seja como for é um caminho inevitável se comunicar na era do Big Data. Quem estiver mais preparado, seguramente irá se sobressair. Achou esse assunto relevante para a sua empresa ou para um amigo? Compartilhe nas redes sociais para que mais pessoas entendam essa demanda tão importante nos dias atuais. E boa sorte na comunicação da sua empresa.

COMPARTILHAR ESTA NOTÍCIA
Share
Escrito por
Agência Life
Agência Life

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSINE NOSSA

NEWSLETTER


ENDEREÇO


wazewaze-hover

R. Espírito Santo, 1.892, Lourdes
Belo Horizonte/MG, 30160-030