Suas maratonas de séries podem estar com os dias contados.

mouse

A internet está eufórica esses dias com mais uma notícia polêmica. Vivo, NET e Oi assustaram a todos ao pronunciar que vão limitar os planos de banda larga fixa do mesmo jeito que já acontece com a internet móvel.

Com a nova configuração, alguns planos passam a colocar um teto mensal de uso, que quando ultrapassado, reduz a conexão, fazendo com que contratemos um pacote de dados adicional para voltar à velocidade normal. O corte total do sinal continua sendo ilegal.

Com limites de consumo, a experiência do usuário será seriamente prejudicada, principalmente quando levamos em consideração que o streaming de vídeo é o que mais usamos e o que mais consome o volume de dados transmitidos.

Aquele seu episódio de House Of Cards em HD no Netflix consome cerca de 3gb por hora. Imagine então ter que abdicar dos vídeos icônicos do Pe. Fábio de Melo no Snap, de horas e horas de vídeos no YouTube ou de vídeos e fotos exibidos na linha do tempo no Facebook?

As operadoras agora poderão nos convencer a aumentar a velocidade da internet, ou uma franquia com limite maior e mais cara. Além de observar a velocidade de download e upload contratada, teremos que prestar atenção no limite do tráfego de cada pacote para não ficar sem conexão.

O grupo no Facebook chamado “Movimento Internet Sem Limites” recebeu mais de 350 mil curtidas desde que foi criado no sábado dia 9. Outra iniciativa é o abaixo-assinado online “Contra o Limite na Franquia de Dados na Banda Larga Fixa”, que deve ser encaminhado às operadoras Vivo, GVT, Oi, NET, Claro, à Anatel e ao Ministério Público Federal. A meta da petição, criada no fim de março, é reunir 600 mil assinaturas.

A cobrança de internet no Brasil é regulamentada pela Anatel. A exigência é de oferecer ao consumidor uma ferramenta de monitoramento do volume de dados consumido e disponibilizar uma página na internet de acesso reservado. Além disso, as empresas devem alertar o usuário quando estiver perto de atingir o limite.

Net Oi e Vivo anunciaram que já estão vendendo planos com limite de dados, mas até 31 de dezembro deste ano nada muda. Ufa! Por enquanto, as regras atingem apenas usuários de banda larga tradicional, não afetando ainda os consumidores de internet por fibra ótica.

Temos à frente um período de bastante atenção que se entrar em vigor, mudará completamente nossa experiência de uso da internet, afetando desde a forma como consumimos conteúdo até nossa escolha desse conteúdo.

 

E pra você, o que mais pode acontecer com essas mudanças? Está preocupado? Mande pra gente sua opinião e não deixe de acompanhar o blog.

 

Até a próxima!

COMPARTILHAR ESTA NOTÍCIA
Share
Escrito por
Agência Life
Agência Life

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSINE NOSSA

NEWSLETTER


ENDEREÇO


wazewaze-hover

R. Espírito Santo, 1.892, Lourdes
Belo Horizonte/MG, 30160-030